quarta-feira, 23 de novembro de 2011

HIPERTEXTO



                                                     Hipertexto
    Hipertexto vem a ser um conjunto de informações, umas interligadas as outras através de links(nós) elos entre uma idéia e outra.Esses links nos permite a ligação dos conteúdos de uma hipermídia.                                    
   O ser humano consegue associar várias informações ao mesmo tempo.
   A definição,o início do que vem a ser hipertexto veio de Vannevar Bush lá em 1945. Ele percebeu essa imensa capacidade do ser humano de adquirir conhecimentos mas não tinham como armazená-lo.Com a idéia de resolver a questão ele inventou uma máquina que se chamou  Memex. A Memex  guardaria arquivos do ser humano:fotos,filme,músicas...
Mais tarde Theodore Nelson apresentou o projeto Xanadu. Sistema onde seria possível escrever e ler através de blocos de texto.
    Hipertexto então teve várias definições que nos leva a entender que não são itens lineares e sim conexões em estrela de modo reticular.
   O hipertexto tem uma redefinição dos papéis do autor e do leitor. Dependendo da forma da escrita,da leitura e da pontuação textual.
O autor escreve um texto e delega o poder de escolha do leitor. Ele escreve dando margem para o leitor encontrar distintos pontos de vista. Com surgimento da pontuação deu novos significados aos conteúdos.
Se entende por multimídia o uso simultâneo de som,imagem,vídeo e texto.
Com a chegada do computador,os programas, o hipertexto pode ser incorporado a escrita.Os hipertextos que apresentavam sons,imagens,vídeos e texto passou a ser chamados de hipermídia para diferenciar os hipertextos tradicionais que eram apenas escritos.
   Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais,pois permitem acesso imediato a qualquer informação. Mas a controvércias.Na educação ele pode impulsinar o aluno a pesquisa e a produção textual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário